1) LA ===> desmembramento da linguística. Mas o que é isso? A linguística estuda cientificamente a linguagem. Marco referencial do assunto: (1916) CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL, de Saussure. Antes, a filologia se encarregava de investigar a origem da língua pelo método histórico-comparativo diacronicamente.
1.1) A fala, para Saussure, é o uso (individual, subjetivo) que fazemos do sistema de signos.
2) Signo ===> é arbitrário. Compõe-se de:
a) significante = imagem acústica desdobrada em fonema e grafema (representação da palavra). Tem a ver com som. Logo, relaciona-se à fonologia;
b) significado = conceito. Fenômeno semântico.
3) A língua é, pois, um sistema de signos compartilhado socialmente. Há regras específicas em cada língua. Há quem diga até que mais está para forma que para substância.
4) Pierce ===> "Pai da Semiótica": estudou a língua em seus contextos de uso (além de signficante e significado, contribuiu com a ideia de interpretante).
5) O linguista teórico, portanto, descreve a língua.
6) Como a linguística pode contribuir com o ensino? - Por meio da denominada LINGUÍSTICA APLICADA. É transdisciplinar, instrumental. Parte da observação para resolver problemas concretos que surgem com o uso da língua.
6.1) A LA não representa aplicação de teoria.
6.2) A linguística teórica descreve + teoriza. Visão disciplinar.
6.3) LA ===> surge como proposta de investigação científica a partir de meados do século XX nos EUA e UK. Propõe-se a ser contributiva. Pensa o ensino. Visa a facilitá-lo mediante métodos e metodologias extraídos das práticas sociais com o uso da língua. Trata-se de desdobramento da linguística.
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