terça-feira, 20 de agosto de 2019

Linguística X linguística aplicada (LA).

1) LA ===> desmembramento da linguística. Mas o que é isso? A linguística estuda cientificamente a linguagem. Marco referencial do assunto: (1916) CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL, de Saussure. Antes, a filologia se encarregava de investigar a origem da língua pelo método histórico-comparativo diacronicamente.

1.1) A fala, para Saussure, é o uso (individual, subjetivo) que fazemos do sistema de signos.

2) Signo ===> é arbitrário. Compõe-se de:

a) significante = imagem acústica desdobrada em fonema e grafema (representação da palavra). Tem a ver com som. Logo, relaciona-se à fonologia;

b) significado = conceito. Fenômeno semântico.

3) A língua é, pois, um sistema de signos compartilhado socialmente. Há regras específicas em cada língua. Há quem diga até que mais está para forma que para substância.

4) Pierce ===> "Pai da Semiótica": estudou a língua em seus contextos de uso (além de signficante e significado, contribuiu com a ideia de interpretante).

5) O linguista teórico, portanto, descreve a língua.

6) Como a linguística pode contribuir com o ensino? - Por meio da denominada LINGUÍSTICA APLICADA. É transdisciplinar, instrumental. Parte da observação para resolver problemas concretos que surgem com o uso da língua.

6.1) A LA não representa aplicação de teoria.

6.2) A linguística teórica descreve + teoriza. Visão disciplinar.

6.3) LA ===> surge como proposta de investigação científica a partir de meados do século XX nos EUA e UK. Propõe-se a ser contributiva. Pensa o ensino. Visa a facilitá-lo mediante métodos e metodologias extraídos das práticas sociais com o uso da língua. Trata-se de desdobramento da linguística. 


Arte de J. Rone N. Santos. Ago.2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário