segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Gerativismo de Chomsky: uma resposta ao "Behaviorismo".

Nos anos de 1950, no contexto histórico da Guerra Fria, Chomsky defendeu que a linguagem não deveria estar tão presa à classificação de dados. Inspirado no racionalismo e na tradição lógica dos estudos da linguagem, apresentou teoria que elegeu a sintaxe como nível autônomo e central para explicação da linguagem. Questionou o modelo comportamental - este pensava a linguagem como produto do meio externo.

Explicando melhor: Chomsky afirmou que as pessoas nascem com a faculdade da linguagem (capacidade humana inata de produzir linguagem via conexões cerebrais, à exceção das situações de afasia).

Chomsky é formalista, tal como Saussure o foi. Depreendeu que, por meio da linguagem, a criança acessa (antes mesmo de aprender a falar) valores, crenças e regras. Eis como adquire conhecimento de sua cultura - outra diferença em relação ao behaviorismo

A junção dos elementos viabilizam a compreensão e a capacidade de ordenação conduzem ao conceito da gramática universal proposta por Chomsky. Ideias basilares:

a) princípios - toda língua possui. Ex.: verbo. Os princípios representam intersecções entre as línguas humanas;

b) parâmetros - variáveis. Nem toda língua, por exemplo, precisa marcar o sujeito.

Em apertada síntese, a gramática universal representa o conjunto de propriedades gramaticais de todas as línguas naturais.

Dicotomias para Chomsky: competência e desempenho. A competência significa a própria capacidade humana de produzir linguagem. O indivíduo adquire competência pelo conhecimento das regras/estruturas. Já o desempenho (performance) se relaciona ao contexto, ao uso. Chomsky optou cientificamente por focar na investigação da competência. Observe o seguinte esquema:

LÉXICO (morfologia, nível das palavras, língua = sistema de signos) <===> sintagma <===> SINTAXE (organização - junção binária de sintagmas).

O sintagma é elemento de intersecção. Elo. Encontra-se no nível intermediário. Permite interação entre os módulos (sintaxe, lexical, fonológico, semântico). O sintagma visa à organização estrutural da língua.

IMPORTANTE: sintagma é diferente de paradigma. Este consiste na própria memória da língua.

Obs.1: a sintaxe é o nível mais importante para Chomsky pois a serviço da construção do sentido.

Obs.2: módulo fonológico - produção de sons.

Obs. 3: sintaxe + fonológico = módulo semântico (interpretação formal da frase).

Análise sintagmática. Ex.: o menino chegou cedo.

a) sintagma nominal - elemento que nomina ===> o menino. Obs.4: o = determinante; menino = determinado;

b) sintagma verbal - chegou cedo.

Obs.5: estrutura profunda = voz ativa ===> regras transformacionais ===> estrutura superficial = voz passiva.

O conhecimento é posto em uso pela produção de infinitas frases a partir das regras da língua. O que interessa ao gerativista é o funcionamento da mente que permite a geração das estruturas linguísticas observadas nos dados de qualquer corpus da fala. O projeto da linguística gerativa é observar (comparativamente) as línguas humanas com o escopo de explicar como é a faculdade da linguagem.

A faculdade humana da linguagem é "órgão da linguagem". Essa faculdade cria interação com as mais diversas partes do corpo. Eis a mente corporificada! Os estudos de Chomsky levam a pensar sobre a mente autônoma, sobre a infinita capacidade do homem de produzir linguagem, o que não foi investigado pelo behaviorismo.

Bons estudos sempre!!!

😔

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