segunda-feira, 2 de março de 2020

Dicas para concurso de professor!!!

1) Resolução CEB 3/1998. Art. 8º. [...] III - as disciplinas escolares são recortes das áreas de conhecimentos que representam, carregam sempre um grau de arbitrariedade e não esgotam isoladamente a realidade dos fatos físicos e sociais, devendo buscar entre si interações que permitam aos alunos a compreensão mais ampla da realidade [...] ===> INTERDISCIPLINARIDADE!!!

2) IMPORTANTE: ao estudar para concurso de professor, não olvide o conceito de TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ===> processo em que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças, transformando-se em conhecimento escolar. Isso já caiu em prova!!!

3) Funções da EJA:

a) qualificadora ===> desenvolvimento humano;

b) reparadora ===> restauração de direitos civis.

c) equalizadora ===> ideia de igualdade, equalização de oportunidades.

4) Artigo imprescindível da LDB para resolver questões sobre a BNCC:


"Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
§ 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
§ 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social".


4.1) BNCC:

a) caráter normativo;

b) define conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens;

c) abrange a educação básica;

d) sintonia com o PNE;

e) aplica-se à educação escolar;

f) orientação segundo princípios ÉTICOS e POLÍTICOS e ESTÉTICOS que visam à formação humana INTEGRAL e à construção de uma sociedade justa, democrática e INCLUSIVA.

💫





Nenhum comentário:

Postar um comentário