sábado, 15 de fevereiro de 2020

Dúvidas sobre LDB.

"[...] cada um cumpre o Destino [...]
processo divino
Que faz existir a estrada [...]"

Fernando Pessoa

Dica de documentário: MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE. Obs.: encontra-se disponível no YouTube.

1) Que são temas transversais nos parâmetros curriculares nacionais?

Os temas transversais decorrem dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) e compreendem as seguintes áreas: ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e temas locais.
Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania. Obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea. Não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento. São intensamente vivenciados pela sociedade.
São temas que envolvem um aprender sobre a realidade para transformá-la. Os temas transversais atuam como eixo unificador em torno do qual se organizam as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como assunto descontextualizado nas aulas. Dica de leitura ===> http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf
2) Explique melhor a EJA.
Pela lei, as pessoas fora de faixa concluem seus estudos via EJA. A legislação educacional estabelecia - antes da edição da LDB - que os alunos fora da faixa etária para o ensino regular poderiam matricular-se no ensino supletivo. Com o advento da LDB, essa modalidade passou a denominar-se educação de jovens e adultos. A EJA permite que exista o aproveitamento dos estudos para prosseguimento da formação dos educandos.

3) Poderia situar o plano nacional de educação na LDB?

Art. 9º A União incumbir-se-á de:      
I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

Art. 87. É instituída a Década da Educação, a iniciar-se um ano a partir da publicação desta Lei.
§ 1º A União, no prazo de um ano a partir da publicação desta Lei, encaminhará, ao Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educação, com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos.


💫



2 comentários:

  1. os melhores conteúdos encontro aqui, obrigada professora por nos disponibilizar seus saberes.

    ResponderExcluir