quarta-feira, 9 de outubro de 2019

2ª aula: letramento literário em língua portuguesa para estrangeiros.

Você sabia que a remissão ao VAQUEIRO também possui o sentido de valorizar/engrandecer o homem? Enaltece o poder de sedução masculina na conquista do sexo oposto. 

Fonte: poetisa potiguar Evelyn Thainá Barbosa de Farias e poeta potiguar Daniel Valente.

Por falar em vaqueiro, trabalhemos com verbos e pronomes por meio de uma canção da banda de forró cearense MASTRUZ COM LEITE...


2) AGORA, COMPLETE!!!

Já _______ montado em seu alazão
Chapéu de couro, laço na mão
_________belo charme _____ faz cantar
No rosto um grande lutador
Que trabalha com calor
Com toda dedicação

Oh! ______ vaqueiro, meu peão
_______________________ meu coração
Na pista da paixão
E valeu o boi

Eu estou sempre onde ______ está
Forró, vaquejada qualquer lugar
Eu vou seguindo o meu peão
__________ braços fortes, ________ cor
Vaqueiro eu quero o _______ calor
Em ____________ braços ____________ estar...

Oh! Meu vaqueiro _________ peão
Conquistou meu coração
Na pista da paixão
E valeu o boi

__________ amor ______ o boi!
Teu calor valeu o boi!
Ter você valeu o boi!
Meu vaqueiro

Já ______  ______________ em _________ alazão
Chapéu de couro, laço na mão
Seu belo charme _____ faz cantar
No rosto um grande lutador
Que ________________ com calor
Com toda dedicação

Oh! Meu vaqueiro, meu peão
Conquistou meu coração
Na pista da paixão
E valeu o boi

___________ amor valeu o boi!
Teu calor ___________ o boi!
_______ você valeu o boi!
_______ vaqueiro


3) Conjugações verbais:

1ª Conjugação ===> verbos terminados em "ar". Ex.: ______________

2ª Conjugação ===> verbos terminados em "er". Ex.: ______________

Obs.: o verbo por e seus derivados pertencem à segunda conjugação.

3ª Conjugação ===> verbos terminados em "ir". Ex.: ______________

4) Exercício literário...

a)Escute o poema a seguir. Explique o que entende: https://www.recantodasletras.com.br/autor_audios.php?id=210109

b)Leia o texto a seguir e interprete: https://escritoressemfronteiras2.blogspot.com/

5) Finalmente: escreva um pequeno texto, de qualquer gênero literário ou não literário, sobre o que fizer sentido a você!!! Apresente aos colegas!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário